O mercado do Seguro Agrícola dentro da GC do Brasil

  • home
  • /
  • Produtos
  • /
  • O mercado do Seguro Agrícola dentro da GC do Brasil

Visando a expansão do mercado de seguro agrícola, a GC do Brasil está ampliando suas estratégias de expansão através do posicionamento de novos canais em regiões agrícolas onde não possuímos atuação para permitir uma melhor comercialização e compreensão dessa ferramenta de mitigação de risco tão importante para o produtor rural, instituições de crédito e distribuidores agrícolas que trabalham as operações de financiamento de insumos.
Nessa próxima safra de verão o mercado segurador já se posiciona e agrega novas modalidade de seguro, como o seguro paramétrico. Este com a possibilidade de acesso à subvenção federal pela primeira vez, com o subsídio de 20% do valor do prêmio.


Este percentual também se estende à cultura da soja nas modalidades custeio e produtividade, já que houve uma redução do subsídio em relação à safra passada de 5%. Isso se justifica para que mais produtores consigam receber o benefício e assim difundir o seguro agrícola no Brasil.


Na safra passada tivemos um recorde de contração, onde mais de 1 milhão de apólices foram emitidas e dentro desse montante, cerca de 10% dos produtores acessaram o benefício pela primeira vez, chegando assim a cerca de 22% das áreas plantadas de soja e milho seguradas. Mais de 80% dos valores da subvenção são para culturas de grão tanto para inverno quanto verão.


Esse ano, devido ao aumento exponencial do valor dos grãos, é prevista uma redução nas áreas seguradas, porém mantendo os valores das importâncias seguradas.


Focado no crescimento consistente com gerenciamento de carteira, a GC do Brasil, prevê em pouco tempo ser o maior canal de distribuição privado de seguro agrícola do país, saindo da vala comum de comercialização do seguro efetuada pelos bancos que não possuem técnicos especialistas. Isso acaba acarretando uma insatisfação muito grande com esse tipo de produto visto que o produtor rural no momento do sinistro se vê abandonado.


Nós focamos na assistência e todo o acompanhamento desde a contratação até um eventual pagamento de indenização. Este acompanhamento permite ao produtor compreender de forma integral o funcionamento da ferramenta, conduzindo todos os processos de acordo com as condições gerais colocadas pelas congêneres.


Na safra 2020/2021 a GC do Brasil somou um montante de R$ 103 mi em contratações de seguros. Para a safra 2021/2022 a projeção é que esse valor supere a marca dos R$ 200 mi.


Hoje contamos com 20 corretoras especializadas e mais de 14 agrônomos e técnicos agrícolas a frente das comercializações das modalidades de seguro agrícola. Tanto grãos como frutas e olerícolas. Dessa forma estamos impulsionando o amadurecimento de regiões agrícolas onde as contratações de seguro ainda são bastante tímidas. Isso passa pela desconstrução da ferramenta através de informação e capacitação.


Para uma maior efetividade nas contratações estamos 100% integrados com sistema próprio onde temos na palma da mão todas as informações de cada apólice e seus segurados. Isso nos confere valor agregado em carteira onde através de gerenciamento conseguimos pulverizar os riscos em várias regiões e congêneres, nos colocando em uma posição privilegiada em termos de saúde da carteira. O nosso propósito é resultado para todos os envolvidos na operação para que cada vez mais vejamos produtos diversificados e condições que realmente atendam a demanda do mercado.

  • Compartilhar:

Leave a Comment

sing in to post your comment or sign-up if you dont have any account.