Faça parte da GC do Brasil e transforme sua corretora.

Transformação e Compromisso: Uma Entrevista com Renato Almeida, CEO da GC do Brasil

Nos corredores da GC do Brasil, uma mudança significativa está acontecendo com a ascensão do nosso novo CEO, Renato Almeida. Com uma visão transformadora e uma abordagem única, Renato está há 8 anos construindo sua trajetória dentro da GC do Brasil e a partir de 01/01/2024 ele assume a cadeira de CEO do Grupo. Ele é um profissional com 25 anos de experiência no mercado segurador e nesta entrevista exclusiva, mergulhamos nas ideias, aspirações e o que ele tem para o futuro da GC do Brasil sob a sua liderança.

Como você recebe este desafio de ser o CEO da GC do Brasil? Era algo que estava no seu plano de carreira?

Renato: Recebi esse desafio com muita alegria e gratidão a todos que contribuíram com meu crescimento pessoal e profissional. Desde que ingressei no mercado segurador, tinha um objetivo bem definido: ser um profissional que contribuísse com o desenvolvimento das pessoas que trabalham comigo, das empresas com as quais me relaciono e contribuir com o crescimento do mercado segurador. Ser o CEO deste conceituado Grupo é, sem dúvidas, o maior desafio em minha trajetória, fruto de quase 25 anos de dedicação a este mercado tão importante em nossa sociedade.

 

Quais são os principais desafios que você identifica no mercado segurador hoje?

Renato: O mercado segurador é muito resiliente. Em momentos de crise o mercado mostra toda sua força e, mesmo nos anos mais difíceis, consegue se destacar comparado a outros setores de serviços. O principal desafio no mercado atual diz respeito à colocação de riscos. Diversas atividades têm dificuldade de aceitação para contratar seus seguros, e isso vem deixando muitas empresas às margens do mercado.

 

Como planeja enfrentar esses desafios e posicionar a GC de forma competitiva?

Renato: A missão da GC é desenvolver soluções para corretoras de seguros. Soluções que vão desde o operacional, visando a otimização dos recursos e aumento de produtividade, até o comercial, visando condições comerciais competitivas e colocações para riscos mais difíceis. Temos uma base sólida de corretores que já são referências em suas regiões e usaremos isso para potencializar os negócios das corretoras e, por consequência, da GC. São anos de experiência que nos dão um forte diferencial competitivo, aliados a parcerias sólidas e duradouras que temos com as principais companhias do mercado brasileiro. Para os próximos anos, vamos fortalecer a atuação comercial da GC apoiando as corretoras em seus negócios e identificando oportunidades em cada região. 

 

Como você enxerga a relação da GC com as corretoras e seguradoras parceiras e como fortalecer esses vínculos?

Renato: Sem dúvida um dos grandes diferenciais da GC é o relacionamento construído com as corretoras e seguradoras. Essa relação de mútuo respeito pavimentou o caminho para que a GC chegasse a casa dos 2 bilhões em prêmios emitidos em 2023. Acreditamos muito que as parcerias têm que gerar bons resultados para todos envolvidos. Queremos cada vez mais atuar como geradores de resultados para nossos stakeholders, fortalecendo assim, os vínculos estabelecidos. Essa tríade, GC – Corretoras – Seguradoras, têm potencial para alavancar os resultados e contribuir para o desenvolvimento do mercado. 

 

Há planos para expandir ou estabelecer novas parcerias estratégicas?

Renato: Nosso grupo está bem posicionado nas regiões Centro Oeste e Sul. Queremos levar as soluções desenvolvidas ao longo dos anos de experiência a todas as regiões do Brasil. Já temos uma participação no Sudeste, Nordeste e Norte, porém vamos expandir com mais relevância nestas regiões. Importante ressaltar, que nosso posicionamento não é para termos muitas corretoras por estado. Como nosso trabalho é de consultoria permanente, trabalhamos com um número limitado de corretores por região para assim, garantir a qualidade dos serviços prestados bem como para manter nossa relação próxima a cada corretora. 

Como você vê a governança corporativa praticada hoje pela GC?

Renato: Esse é um assunto que sempre teve relevância em nossos debates. Em 2023 demos passos importantes na implantação de práticas já estabelecidas e consolidadas no mundo corporativo. Recém aprovamos um novo estatuto visando a implementação das melhores práticas de Governança sugeridas pelo IBGC. Esses passos foram fundamentais para o alicerce do nosso futuro. Nossa visão é que a GC seja referência e sabemos que, para isto, temos que estar na vanguarda das melhores práticas de Governança do mercado. 

 

Como você enxerga o papel do “Renato Almeida” na construção de um legado para a GC do Brasil?

Renato: Em conversas com o time, sempre defendi que um dos papéis mais importantes que eu exerço é de atuar como um facilitador no dia a dia da empresa, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas. Quando assumi o papel de liderança pela primeira vez, ouvi uma frase que adotei como um mantra: “Cuide bem das pessoas, que as pessoas cuidarão bem dos negócios”. Acredito que, cumprindo bem o meu papel, ajudarei na construção de um legado para a GC do Brasil. Como CEO espero contribuir para que a GC esteja preparada para o futuro, não renunciando a toda história construída até aqui.

 

Como você enxerga o futuro de curto e longo prazo da GC do Brasil?

Renato: Estou na iminência de completar 8 anos na GC. O desenvolvimento nos últimos anos foi notório! Evoluímos em todos os aspectos e temos que celebrar essa evolução. Porém, quando olhamos para o futuro, vemos que temos um enorme caminho a percorrer. No curto prazo trabalharemos incansavelmente para ser um divisor de águas em cada corretora do nosso grupo. Fortalecendo a nossa estrutura comercial, esperamos entregar uma experiência cada vez melhor aos nossos corretores e conseguir, de fato, sermos impulsionadores de negócios. No longo prazo vejo a GC como uma empresa ainda mais sólida e reconhecida em nosso mercado, na vanguarda da criação de soluções para corretoras de seguros. 

 

Tem alguma mensagem que você queira deixar para nossos clientes e parceiros?

Renato: Quero deixar uma mensagem de agradecimento. Muito obrigado pelas inúmeras manifestações de apoio que tenho recebido. Estou muito confiante de que poderemos construir juntos uma história de muito sucesso para todas as corretoras e para o Grupo GC do Brasil. Aos nossos amigos seguradores, deixo registrado nossos agradecimentos e reiteramos que contamos cada vez mais com a parceria de vocês. Que 2024 seja um ano excepcional para nosso mercado!

 

Com o Renato à frente, a GC do Brasil está sacramentando de vez o compromisso de inovação, crescimento responsável e parcerias sólidas. Esta entrevista ofereceu uma visão ampla sobre como esperamos alcançar nossos objetivos e como estamos ansiosos para testemunhar o impacto dessa liderança visionária nos próximos capítulos da GC do Brasil.

Tags :

Compartilhe: