Faça parte da GC do Brasil e transforme sua corretora.

A importância de planejar

Muito se fala em planejamento e a importância dele para atingimento de objetivos. Mas será que este tema é importante para qualquer segmento e tamanho de empresa? A resposta é sim! De acordo com números do Governo Federal, fechamos o primeiro quadrimestre com mais de 21 milhões de empresas ativas e, deste total, mais de 93% são micro e pequenas empresas. Infelizmente, a grande maioria das pessoas e empresas não têm o hábito de construir planejamento, seja para sua vida pessoal, seja para o seu negócio.

Para termos sucesso, não podemos ser reativos e ficar sempre atuando de improviso à medida que os cenários vão se desenhando à nossa frente. É possível nos prepararmos e construirmos um caminho para que, no dia a dia, sejamos os capitães no nosso próprio navio e não meros tripulantes em um barco à deriva.  Existem diversas metodologias que auxiliam o empreendedor na construção de um planejamento que estão cada vez mais difundidas com as mídias sociais.

No Grupo GC do Brasil, apoiamos e orientamos as corretoras a construírem o seu planejamento com base no tripé:

  1. Diagnóstico;
  2. Objetivos;
  3. Planos de Ação; 

O diagnóstico ajuda o empreendedor a enxergar o cenário em que ele está inserido. Através de análises de ambientes interno e externo, o empreendedor tem uma “fotografia” do seu negócio e consegue enxergar quais caminhos ele precisa seguir para melhorar seus resultados. Com o diagnóstico realizado, podemos definir os objetivos que podem ser para minimizar/eliminar fraquezas, potencializar as forças, aproveitar oportunidades (um novo produto e/ou novo serviço), se preparar para ameaças e definir as metas a serem alcançadas. É importante ressaltar que os objetivos têm que ser claros.

Na GC, utilizamos a metodologia SMART, que define que os objetivos devem ser: Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes, Temporais.  Dos objetivos derivam-se os planos de ação que irão nortear a empresa e o time definindo as responsabilidades e papéis de cada um para cumprimento do plano. 

Não importa o tamanho do negócio ou o segmento em que ele está inserido. Um planejamento bem elaborado, por mais simples que seja, ajuda o profissional a organizar-se e acompanhar cada degrau rumo ao tão sonhado objetivo. 

Bora planejar juntos os objetivos de 2024?

Atenciosamente,

Renato Almeida

CEO da GC do Brasil S/A

Tags :

Compartilhe: