Faça parte da GC do Brasil e transforme sua corretora.

Vamos falar sobre gestão?

Essa é sempre uma boa conversa!


Gestão, todos sabemos o que significa essa palavra? 


Muitas vezes, pensamos que todo mundo sabe muito bem o que é gestão. O termo virou “moda” e existem tantos tipos de gestão: gestão empresarial, gestão de equipe, gestão comercial, gestão digital e outros. Então, o que é gestão de fato? É possível usar essa palavra durante vários momentos do dia e, muitas vezes, não parar para conversar sobre o seu real significado e importância.


Portanto, o nosso propósito é esse! Conversar um pouquinho sobre o que é gestão. Para nós da GC do Brasil gestão é um assunto sério!


Na GC, tratamos a gestão do grupo pensando principalmente e, primeiramente, na gestão das corretoras que formam a GC. A partir desse entendimento, assumimos que gestão é a forma de organizar, administrar e gerenciar todos os aspectos que envolvem uma corretora de seguros.


As corretoras de seguros são parte vital da GC; são elas que compõem e forjam nossa empresa, seu significado e seus propósitos enquanto um grande grupo de corretores. Desta forma, antes de conversar sobre gestão do nosso grupo, é primordial que nos ocupemos da gestão das nossas corretoras. 


Em 2012, quando iniciamos os estudos para avaliar qual seria a maneira ideal de gestão para as corretoras, foi necessário realizar uma imersão em pesquisas e análises de inúmeros modelos existentes e testados de gestão.


No mercado é possível encontrar diversas consultorias que oferecem variados modelos de gestão. A GC do Brasil estava à procura de um modelo específico de gestão, principalmente que pudesse se adequar à realidade das várias corretoras existentes no país. Um modelo que incorporasse e, acima de tudo, respeitasse as identidades, particularidades e regionalidades das corretoras.


Tais corretoras, localizadas em diferentes regiões do Brasil, apresentavam igualmente experiências diversas e tempo de experiência variados, com uma heterogeneidade admirável e própria da vastidão de um país com dimensões continentais.

 

Portanto, era possível nos deparar com corretoras e corretores que apresentavam longa experiência no mercado segurador (alguns com mais de trinta anos de trajetória). Bem como corretoras que estavam a menos tempo no mercado. Como também, era possível encontrar corretoras com muitos colaboradores (mais de cinquenta) e corretoras com um quadro menos expressivo de colaboradores (menos de cinco).


Dada essa diversidade qual o modelo de gestão que deveríamos escolher?


Ao avaliar e analisar com cautela o mercado e a vastidão de possibilidades, a conclusão foi de que teríamos que construir um modelo de gestão que atendesse a todo esse amplo cenário de diversidade, especialmente, um modelo simples de reproduzir e aplicar para que todas as corretoras pudessem incorporar e, por fim, utilizar na prática. Esse foi o nosso grande desafio! 


Escolhemos um modelo e o nomeamos, carinhosamente, de “Jeito GC de Ser e Fazer”.


Dentro da GC do Brasil, quando vamos abordar algum assunto ou atuação atrelado à gestão, prevalece em nossa mente o “Jeito GC”, ou seja, a forma na qual tratamos de gestão no grupo GC.

O Jeito GC de Ser e fazer


O “Jeito GC” está baseado em três grandes pilares (estruturas) que constituem uma engrenagem para gerenciar uma corretora. 


No primeiro grande bloco dessa estrutura, que consideramos como o grande pilar, a base é iniciar uma conversa com as corretoras sobre foco. Demonstramos a importância de manter e aplicar o foco e a gestão em meio ao turbilhão das atividades nas quais uma corretora está imersa em seu dia a dia.


Ao manter o foco e aplicar o modelo de gestão da GC é possível equilibrar as vendas, emissão, parcela em atrasos, vendas cruzadas e buscar um novo olhar de gestão para a corretora.


Tais resultados são possíveis ao manter o foco na missão, na visão e nos valores. Resultados que são obtidos e norteados pelo código de ética e planejamento direcionado de acordo com a identidade, regionalidade e perfil da corretora.


O segundo grande pilar de toda essa estrutura está centrado em como a corretora poderá fazer uso de ferramentas adequadas para alcançar esses resultados. Quais ferramentas que a corretora pode utilizar para alcançar o foco e solidificar a maneira que ela escolheu para fazer a gestão de sua empresa?


É aqui que a GC do Brasil se insere fornecendo para as corretoras do grupo ferramentas adequadas que otimizam a gestão de suas empresas no dia a dia.


O terceiro grande bloco da gestão das corretoras do grupo diz respeito à constância de propósito. De como nutrir de forma constante a vontade de conversar sobre gestão e de aplicá-la realmente no cotidiano. De como trazer a gestão de todas as áreas da corretora para a realidade.


É muito comum donos de corretoras participarem de algum treinamento, reunião ou evento com uma grande companhia e, pós finalização destes encontros, envolvidos pela animação e entusiasmo, desejarem colocar em prática alguma ideia do que possam ter assistido e presenciado, especialmente no primeiro dia útil da semana, uma segunda-feira.


Entretanto, a animação e o entusiasmo duram mais ou menos até quinta-feira. Tantas atividades consomem as horas do dia da terça-feira e da quarta-feira, que ao chegar na quinta-feira, eles mal se lembram do que tinham vontade de executar na segunda-feira.


Você já vivenciou isso?


É sobre esse formato de gestão que conversamos com as corretoras de seguros. Acreditamos que é possível manter o foco, utilizar as ferramentas adequadas e manter a constância de propósito. Isso torna possível a gestão de todas as corretoras do grupo e da própria GC do Brasil. E assim, conseguimos alcançar os resultados que o grupo almeja!

E aí?! Vamos conversar sempre sobre gestão?!

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