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Desenvolvendo um Planejamento Estratégico Infalível para Sua Corretora de Seguros em 2024

O ano de 2023 foi um ano desafiador para as corretoras de seguros, mas também foi um ano de oportunidades. De Janeiro a Outubro o mercado de seguros faturou R$ 155,6 Bilhões no Brasil, segundo dados da Susep, isso significa um crescimento de 9,8% em comparação com o mesmo período do ano de 2022. Isso mostra que as corretoras que souberam se adaptar às novas tendências e desafios saíram na frente.

Se você quer que sua corretora decole em 2024, é essencial que você esteja atento ao mercado e faça um bom planejamento estratégico. Um planejamento estratégico bem elaborado irá ajudá-lo a definir seus objetivos, metas e estratégias para atingir o sucesso.

Aqui estão algumas dicas para fazer um planejamento estratégico para sua corretora decolar em 2024:

Defina seus objetivos

Se você já leu Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll, 1865) talvez se lembre do episódio onde Alice está perdida, alega não saber para onde quer ir e pede informações ao Gato, que responde: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”.

O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico é definir seus objetivos. O que você quer alcançar com sua corretora? Você quer aumentar o faturamento? Expandir a carteira de clientes? Ou oferecer novos produtos e serviços?

Depois de definir seus objetivos, é hora de definir metas para alcançá-los. Uma metodologia (que inclusive já falamos aqui no blog) que vai te auxiliar a definir metas são as Metas SMART(eSpecíficas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais). Considere metas de curto, médio e longo prazo, abrangendo aspectos como aumento de receitas, participação de mercado, satisfação do cliente e expansão geográfica.

Por exemplo, se você quer aumentar o faturamento da corretora em 20%, sua meta pode ser aumentar o número de vendas de seguros de automóveis em 10%.

Segmentação de Mercado e Posicionamento

Outro requisito importante durante o processo de planejar é a realização de uma análise do mercado. O mercado segurador é um oceano de oportunidades e é praticamente impossível alcançar a excelência em todos os ramos. Além disso, existem alguns ramos que se destacam mais em determinadas épocas.

Identifique segmentos de mercado que oferecem as melhores oportunidades para sua corretora.

Desenvolva estratégias para atender às necessidades específicas desses segmentos e posicione sua corretora como a melhor escolha para os clientes dentro desses nichos.

A análise do mercado irá ajudá-lo a identificar oportunidades e ameaças.

Por exemplo, se você descobrir que o mercado de auto está em retração, você pode desenvolver uma estratégia para diversificar o mix de produtos da corretora a fim de compensar a retração do auto.

Definição de estratégia

Após definir seus objetivos e analisar o mercado, você precisa definir suas estratégias. As estratégias são o plano de ação que você irá adotar para atingir seus objetivos.

As estratégias devem ser baseadas na análise do mercado e nos objetivos que você definiu.

Por exemplo, se você quer aumentar o número de vendas de seguros residencial em 10%, sua estratégia pode ser investir em marketing digital para atingir um público-alvo mais amplo.

Mãos na massa

Depois de definir suas estratégias, é hora de colocá-las em prática. Para isso, você precisa definir ações e prazos para cada estratégia.

É importante acompanhar o progresso das suas estratégias e fazer ajustes quando necessário.
Adote inovações como inteligência artificial, análise de dados e automação para aprimorar processos internos, oferecer experiências mais personalizadas aos clientes e aumentar a eficiência operacional.

Por exemplo, se você está investindo em marketing digital, você pode acompanhar o número de visitas ao seu site e o número de leads gerados. Se você perceber que o número de visitas está aumentando, mas o número de leads está diminuindo, provavelmente sua oferta não está tão atraente quanto pensa.

Avaliação constante

Ao final de cada período, é importante avaliar os resultados das suas estratégias. Isso irá ajudá-lo a identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Na verdade, acreditamos que tudo sempre pode ser melhorado.

Aprenda com os erros, melhore o que já está bom, avalie e comece tudo novamente.

Dicas extras

Além das dicas apresentadas acima, existem algumas estratégias específicas que sua corretora pode adotar para decolar em 2024.

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta essencial para as corretoras de seguros. Investir em tecnologia irá ajudá-lo a melhorar a eficiência dos seus processos, atender melhor seus clientes e se diferenciar da concorrência.

Por exemplo, você pode investir na utilização de um CRM para se fazer mais próximo do seu cliente, automatizar tarefas e ter mais dados sobre seu processo de vendas.

Faça marketing digital

O marketing digital é uma forma eficaz de alcançar novos clientes. Investir em marketing digital irá ajudá-lo a aumentar a visibilidade da sua corretora e a gerar leads qualificados.

Por exemplo, você pode dedica-se ao site da sua corretora, alimentando-o com conteúdos relevantes(outbound) e investir em campanhas de anúncios pagos nas redes sociais.

Invista na formação dos seus colaboradores

Os seus colaboradores são o seu ativo mais importante. Investir na formação dos seus colaboradores irá ajudá-los a oferecer um atendimento melhor aos clientes e consecutivamente, gerar mais negócios.

Por exemplo, você pode oferecer treinamentos sobre novos produtos e serviços, ou sobre técnicas de vendas e atendimento ao cliente. As corretoras da GC do Brasil possuem o Treina GC que possui uma vasta gama de treinamentos sem custo para os corretores.

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para as corretoras de seguros que querem se manter competitivas e decolar em 2024. Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos.

No entanto, é importante lembrar que o planejamento estratégico é um processo contínuo. É preciso estar sempre atento às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes para garantir que as estratégias sejam eficazes.

Além disso, é importante que o planejamento estratégico seja compartilhado com toda a equipe da corretora. Isso irá garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e metas da empresa e que estejam trabalhando juntos para alcançá-los.
A seguir, algumas dicas adicionais para ajudar sua corretora a decolar em 2024:

  • Foco no cliente: coloque o cliente no centro de todas as suas decisões. Entenda suas necessidades e expectativas e ofereça produtos e serviços que atendam às suas demandas.
  • Excelência no atendimento: ofereça um atendimento de excelência aos seus clientes. Seja proativo, atencioso e resolutivo.
  • Inovação: esteja sempre inovando. Ofereça novos produtos e serviços que atendam às tendências do mercado.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para fazer sua corretora decolar em 2024.

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